O que é o marketing digital?
O marketing digital é um conjunto de ações e estratégias que visam impulsionar o seu negócio, tanto em alcance quanto aproximando a sua marca dos clientes e criando uma identidade.
Ao longo dos anos o modo como as pessoas consomem conteúdos e buscam serviços foi mudando e se adaptando à nova realidade, tornando os processos cada vez mais modernos.
Com as redes sociais e o consumo rápido de informações, os conteúdos devem estar sempre se adaptando às novas modalidades, para dessa maneira, chegar com precisão em sua audiência.
A importância do marketing digital se faz cada vez maior, uma vez que grande parte do público está mais receptivo na internet do que no marketing convencional, como jornais e folhetos.
E foi pensando nisso que nós elaboramos um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital.
Como esse artigo está estruturado
- Como o marketing digital vai ajudar o meu negócio
- Evolução do marketing
- Principais conceitos de marketing digital
- Quais as principais estratégias do marketing digital
- Como criar um plano de marketing digital
- Vantagens e benefícios do marketing digital
- Conclusão
Como o marketing digital vai ajudar o meu negócio
O marketing digital serve para impulsionar o seu negócio em diversas áreas, podendo estar presente no dia a dia da sua empresa com o objetivo de conectar a marca ao cliente ou para gerar maior alcance de mídias.
O novo modelo de marketing digital é como uma versão adaptada e avançada do marketing convencional, antigamente promovido em jornais, folhetos ou propagandas em televisão.
Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso à informação, observou-se a necessidade de adaptar o modelo de marketing para o formato mais consumido pelos clientes.
Dessa forma, hoje encontramos diversas estratégias de marketing, aplicadas ao meio digital, como anúncios em redes sociais, estratégias para alavancar o conteúdo com a ajuda do algoritmo de cada plataforma, entre outros.
É fundamental que você conheça as principais ferramentas utilizadas no marketing digital para promover o seu negócio de maneira cada vez mais eficiente.
Evolução do marketing
No início do século XVIII, na era industrial, o marketing não tinha uma proporção tão grande quanto tem hoje em dia, uma vez que na época a produção era geralmente padronizada.
Uma produção padronizada reduzia os custos das fábricas, uma vez que todos os produtos eram muito similares, reduzindo também a necessidade do marketing.
Vivíamos a Era Orientada pelo Produto.
Ao longo dos anos, o mercado foi se diversificando, chegando na era da informação, quando várias empresas ofereciam o mesmo produto de maneiras diferentes.
A importância do marketing foi crescendo até chegarmos ao momento atual, onde os usuários e clientes analisam não somente o produto como os valores da marca.
Preparamos uma cronologia para você entender como o marketing se adaptou a todas essas mudanças ao longo do tempo:
- Marketing offline
- Marketing online
- Marketing atual
1. Marketing offline
O marketing offline é composto principalmente por mídias impressas, como panfletos, cartões de visita, banners e outdoors.
Além desses formatos, o marketing offline também pode ser feito através de propagandas boca a boca, publicidade ou divulgações presenciais.
Esse tipo de marketing tem um alcance limitado, uma vez que atinge somente a região onde for implementado, não permitindo o compartilhamento e redirecionamento.
Ou seja, é entregue a um grupo limitado de pessoas e chega em um grupo ainda menor de personas.
2. Marketing online
O marketing online é a base do que vemos hoje, uma vez que ele já está inserido nos meios de comunicação mais usados, como as redes sociais.
O alcance dele é bem maior que o marketing offline, permitindo a visualização por mais pessoas, fora do raio de alcance offline.
Esse marketing pode ser mais direcionado para o público alvo, selecionando as visualizações e permitindo que chegue somente nas pessoas com potencial interesse na sua marca.
3. Marketing atual
O marketing atual é uma mistura do marketing offline e do marketing online, uma vez que as estratégias são elaboradas de acordo com cada marca, para atingir diferentes objetivos.
Além disso, atualmente direcionamos o marketing de maneira cada vez mais pessoal, tornando o processo interativo, incluindo o usuário para gerar conexão.
Esse tipo de marketing está voltado a comunicar os valores da marca e trazer proximidade com o usuário ou cliente, fazendo com que haja um vínculo.
Principais conceitos de marketing digital
Entender de marketing digital é muito importante para o seu negócio, já que você precisa estabelecer estratégias utilizando o marketing para alcançar seus objetivos.
Pensando nisso, preparamos uma lista com as definições dos principais conceitos de marketing digital para você já começar aplicar em seu negócio:
- Persona
- Benchmarking
- Funil de vendas
- Jornada de compra
- Lead
1. Persona
A persona é uma criação do seu público alvo ideal, ou seja, baseado em quem você quer que consuma o seu produto ou contrate o seu serviço.
Para criar uma persona você deve ser bem específico, criando detalhes como idade, profissão, faixa salarial, hobbies, etc.
Quanto mais detalhada a sua persona, mais específico será o seu marketing, mais conexão você cria e mais você vende.
2. Benchmarking
Benchmark significa “referência” e se trata de uma análise de concorrência, ou seja, você lista os seus principais concorrentes e realiza uma análise do marketing utilizado por eles.
Essa estratégia ajuda você a conhecer as opções do seu público alvo e com base nisso escolher as melhores estratégias para se destacar na área.
É interessante observar onde os concorrentes estão deixando a “peteca cair”, porque pode ser uma ótima forma de você se inserir no mercado.
3. Funil de Vendas
O funil de vendas representa o processo completo da prospecção dos clientes até o fechamento de negócio, seja pela venda de produtos ou contratação de um serviço.
Isso ajuda você a programar o conjunto de estratégias que será utilizado para guiar as ações da sua marca, ou seja, quais são as etapas até conquistar o seu objetivo.
O funil contempla das estratégias mais amplas até as mais específicas, como a descoberta da sua marca até a decisão final do usuário ou cliente.
4. Jornada de Compra
A jornada de compra pode ser confundida com o funil de vendas, porém representa o processo pelo ponto de vista do usuário ou cliente.
Se trata do caminho que um potencial cliente tem que percorrer até fechar negócio com a sua marca, seja realizando uma compra ou contratando um serviço.
Você deve pensar nessa jornada de compra como algo intuitivo e orgânico, para trazer o cliente naturalmente até a finalização.
5. Lead
O lead representa o início do interesse da sua persona pela sua marca, sendo reconhecido como oportunidade de negócio.
Geralmente a captação de leads se dá com interesse mútuo inicialmente, por exemplo você pode oferecer um conteúdo relevante em troca do cadastro dessa persona na sua empresa.
Dessa forma você consegue ter um contato cada vez mais próximo, criando um vínculo entre o seu público alvo mais interessado com a sua marca.
Quais as principais estratégias do marketing digital
Antes de iniciar o processo de marketing digital você deve saber o que significa cada estratégia, para então analisar qual se encaixa melhor no perfil do seu negócio.
O marketing digital deve ser elaborado especialmente para a sua marca, após a análise e o diagnóstico do seu perfil, para alcançar diretamente os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Pensando nisso, separamos algumas das principais estratégias do marketing digital para você entender como funciona e como aplicar no seu negócio:
- SEO
- Inbound marketing
- Marketing de conteúdo
- Email marketing
- Mídia paga
1. SEO
A sigla SEO significa “Search Engine Optimization” que é a otimização de mecanismos de busca. E concentra técnicas e ferramentas para um melhor posicionamento da sua página nos buscadores, como Google, Yahoo, entre outros.
Esse posicionamento pode ajudar muito o seu negócio gerando um tráfego orgânico, ou seja, que não precisou ser impulsionado por nenhum anúncio.
Isso faz com que o seu site seja melhor visto, uma vez que seu conteúdo é considerado ainda mais relevante, por gerar engajamento naturalmente.
O SEO pode ser implementado através de palavras-chaves, imagens, links ou outras estratégias que devem ser desenvolvidas diretamente para o seu negócio.
Para criar uma estratégia de SEO você deve primeiro realizar uma busca sobre o seu segmento e levantar o benchmarking dos seus principais concorrentes, levando em consideração quais aparecem com mais frequência e prioridade, autoridade do domínio, tráfego e etc.
2. Inbound Marketing
O Inbound Marketing está relacionado com o SEO, pois se trata de estratégias que fazem com que os clientes venham até a empresa, e não o contrário, como foi estabelecido pelo marketing tradicional.
No Inbound Marketing você deve criar conteúdos relevantes que sejam bem posicionados nos mecanismos de buscas e façam com o que o seu público se sinta atraído pelo seu negócio.
Dessa forma você deve oferecer um conteúdo gratuito de qualidade, assim você consegue se tornar referência na área e sempre que necessário os clientes que consomem esse conteúdo se transformam em clientes.
Essa estratégia pode funcionar como uma peneira de clientes, atraindo a visualização somente de pessoas verdadeiramente interessadas no que a sua empresa tem a oferecer.
Agindo dessa forma você garante maior qualidade na resposta do seu público, uma vez que o público conquistado já está de acordo com o que você produz.
3. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma variação do inbound marketing, pois também tem como objetivo atrair os clientes para a empresa através de um conteúdo de relevância.
Esse método se aprofunda mais no conteúdo que você está oferecendo, ou seja, na verificação da qualidade e relevância desse conteúdo para o seu público alvo.
Esse conteúdo tem o poder de engajar o seu público alvo e tornar a sua empresa uma referência, estando sempre nas buscas frequentes de possíveis clientes.
Para aplicar essa estratégia você deve realizar um estudo e planejamento de qual conteúdo faz sentido com o que seu negócio tem a oferecer e que esteja em comum com o que a sua persona gostaria de encontrar.
Depois do planejamento, você deve se programar para distribuir esse conteúdo com constância, mantendo sempre a qualidade e a frequência estabelecida no planejamento.
4. Email marketing
O email marketing é o contato direto com o usuário ou cliente, geralmente a partir do lead, feito por email.
Esse contato pode conter informações e conteúdo como emails de notícias ou artigos informativos, ou pode conter promoções, cupons e ofertas exclusivas.
De toda forma, é fundamental que você mostre para o seu cliente que o email marketing é um canal exclusivo, com conteúdos que não são encontrados em outras fontes na sua empresa.
O email marketing inicia o vínculo e a proximidade da sua persona com a sua marca, uma vez que o seu público alvo precisa se inscrever para receber, mostrando o interesse.
O ideal é utilizar essa estratégia de maneira gradual, sem forçar um contato constante e oferecendo sempre uma vantagem exclusiva.
5. Mídia paga
A mídia paga é uma estratégia que pode direcionar o seu conteúdo para a sua persona, sem depender do formato orgânico.
Você deve sempre mesclar o uso dessas estratégias, de modo a conquistar um público que reage organicamente ao seu conteúdo, e direcionar somente o que for realmente mais relevante para uma mídia patrocinada.
Essa estratégia pode impulsionar o seu alcance, trazendo mais do público alvo para a sua marca, direcionando esse conteúdo para pessoas que estejam alinhadas com o que você definiu como consumidor ideal.
Lembre-se de preparar um conteúdo que seja de qualidade, voltado para a persona, instigando a curiosidade e o interesse.
Como criar um plano de marketing digital
O marketing digital deve ser utilizado no seu negócio como parte da estratégia para impulsionar o seu alcance, conquistar mais clientes e se destacar na área.
Porém é necessário que você tenha os seus objetivos bem definidos, para conseguir elaborar uma estratégia direta e eficiente.
Preparamos os dois principais pontos para que você saiba criar um plano de marketing digital:
- Defina seus objetivos
- Defina sua métricas e KPIs
Defina seus objetivos
Antes de iniciar uma estratégia de marketing, você deve listar os seus principais objetivos.
Claro que ao visualizar as vantagens, você pode sentir a necessidade de todas elas, porém é fundamental que você faça uma lista em ordem de prioridade.
As estratégias de marketing precisam ser elaboradas de acordo com os seus objetivos e aplicadas gradualmente, para não sobrecarregar a sua persona com diferentes conteúdos.
Um marketing voltado para vendas é diferente de um marketing voltado para relevância, por exemplo, e você deve definir a prioridade dos seus objetivos para elaborar uma estratégia funcional.
Você sempre pode atualizar suas estratégias e ao longo do tempo aplicar de diferentes maneiras para alcançar diferentes resultados, mas é importante que tudo isso esteja dentro do seu plano de marketing digital.
Defina suas métricas e KPIs
As métricas são usadas para monitorar o andamento das estratégias aplicadas, ou seja, funcionam para observar o que está dando certo e o que pode melhorar nas estratégias.
KPI significa “key performance indicators”, ou seja, os indicadores-chave de desempenho. E indicam de maneira mais direta o resultado de cada ação.
Esse monitoramento é fundamental para guiar as próximas estratégias de marketing, pois você consegue observar se os objetivos foram atingidos e se o que foi aplicado realmente funcionou.
Existem diversos tipos de métricas e de KPIs, listamos aqui os principais:
- Indicadores de produtividade: esse KPI indica o rendimento e a eficiência dos processos dentro do seu negócio, ou seja, se aplica de maneira a monitorar a criação do seu produto ou serviço.
- Indicadores de qualidade: esse indicador está ligado diretamente a qualidade e eficiência do produto ou serviço gerado.
- Indicadores estratégicos: aliado aos outros indicadores e ao monitoramento através das métricas, esse KPI fornece informações de como está o andamento do seu negócio de acordo com os objetivos traçados.
Você pode combinar o uso de uma ou mais métricas, utilizando o que for necessário para observar o desempenho da sua estratégia e como será possível chegar nos seus objetivos.
Vantagens e benefícios do marketing digital
Com a renovação dos meios de consumo de material, o digital vem ganhando cada vez mais força, se estabelecendo como principal fonte para consumidores e uma nova maneira de potencializar alcance para empreendedoras.
Apesar de o marketing convencional permanecer, como em televisões e jornais, o marketing digital está ganhando mais força de conexão com os clientes e consumidores finais.
Isso porque apresenta inúmeras vantagens para ambos os lados, permitindo que seja entregue e recebido um conteúdo mais personalizado e individual.
Listamos algumas das principais vantagens do marketing digital:
- Proximidade
- Engajamento
- Acompanhamento
1. Proximidade
O marketing digital está ao alcance do consumidor final, e isso gera uma maior conectividade!
Além disso, as estratégias do marketing digital podem incluir ações interativas, como votos, enquetes e opiniões diretas, dessa forma a sua persona sente que está de alguma forma contribuindo para que o seu negócio esteja ainda mais perto do que ela deseja.
Outra função que conecta a sua marca e a sua persona é o quanto o marketing digital pode ser personalizado, ou seja, você tem como obter dados de quais fontes a sua persona utiliza para buscar e usar isso como ferramenta para impulsionar seu negócio.
2. Engajamento
O engajamento é justamente o ato de permitir que a sua persona participe ativamente das suas estratégias, incluindo a sua participação como parte do processo.
Por exemplo, ao comentar e votar em enquetes que determinem o direcionamento da sua marca, a sua persona estará engajando e fazendo parte das decisões.
Isso gera um maior sentimento de pertencimento, e aumenta o vínculo entre marca e consumidor.
3. Acompanhamento
Você tem a possibilidade de monitorar o andamento das suas estratégias, e dessa forma observar o que está dando certo e o que poderia melhorar.
Esse acompanhamento é fundamental para que você continue ajustando as suas estratégias de maneira a torná-las ainda mais precisas e funcionais para você e seu cliente.
Assim você entende onde está acertando, quais funções conectaram mais e quais não deram certo, para serem revistas e adaptadas ao que realmente funciona.
Conclusão
Ao longo desse artigo foi possível entender melhor sobre o marketing digital, o que é e como funciona.
Após todos esses passos você pode conhecer melhor sobre o marketing digital e implementar no seu negócio de maneira individual ou buscar uma empresa que vai lidar com todos esses processos pra você.
Lembre-se que o marketing digital vai tornar seu conteúdo ainda mais relevante, tornando possível o reconhecimento de marca e assim aumentando as chances de você se destacar na sua área.
Que tal um Guia Prático para te ajudar nessa jornada?
Se você precisa de ajuda para criar uma identidade visual e construir uma marca magnética, dando passos com intencionalidade e clareza no seu negócio, o nosso Branding Guide é para você!
O Branding Guide é um guia prático para você aprender a criar um posicionamento irresistível que desperta desejo e te fará atrair vendas e clientes todos os dias.
Vem saber mais clicando abaixo e já aproveita para garantir o seu!