Skip to content

Identidade Visual: qual a importância para a sua marca?

Empresária construindo sua identidade visual
  • O que é a identidade visual de uma marca?
  • Identidade visual x Branding
  • Qual a importância e os benefícios da identidade visual para a sua marca?
  • Onde a identidade visual da sua marca é aplicada
  • Cases de sucesso de identidade visual aplicada
  • O que preciso saber antes de elaborar minha identidade visual
  • Principais passos para a criação da identidade visual
  • Conclusão

A identidade visual é entendida como uma construção da imagem do seu negócio, e pode ser representada através da sua logomarca, cores, linguagem, ou outro canal de comunicação direto e indireto.

A identidade visual comunica a sua marca e:

  • Cria uma linguagem consistente para reforçar a sua oferta;
  • Cria uma hierarquia visual para contar a história da sua marca de forma clara e atraente;
  • Gera valor para a marca e diminui a taxa de rejeição.

Essa deve ser uma das maiores prioridades na construção do seu negócio, isso porque a maneira como sua marca se comunica com o público é uma forma de representar seus ideais e particularidades.

É comum que no processo de criação da sua marca você fique confusa sobre alguns termos, mesmo que entenda a importância do conjunto deles.

Para facilitar, criamos um guia com definições e exemplos para você saber diferenciar e identificar os principais pontos de cada um.

A identidade visual é a maneira como a sua marca se comunica diretamente.

Ou seja, é o conjunto dos elementos visuais que representam a sua marca, tornando o seu produto ou serviço reconhecível através de imagens, linguagem, cores, ícones ou fontes.

Dentro da identidade visual encontramos os principais elementos que compõe as peças gráficas da sua marca, como a sua logo, as cores, cartões, panfletos, etc.

É fundamental ter a sua identidade visual bem desenvolvida para que toda a comunicação da sua marca seja padronizada e consistente.

O branding é o processo que antecede a criação da identidade visual!

Ou seja, antes de criar uma identidade visual você deve definir o que quer transmitir através dos elementos visuais.

O branding reúne as estratégias e os processos que te levam até a definição desses pontos, para que dessa forma a sua identidade visual faça sentido.

Separamos alguns exemplos de pontos definidos no branding:

  • Quais são os valores que a sua marca defende
  • O que você quer transmitir com a sua marca
  • Qual o seu posicionamento diante do público
  • Quais as principais percepções que você quer causar nos clientes e usuários

A identidade visual é a prática dessas estratégias, sendo também parte do processo de criação de marca, comunicação e posicionamento de mercado.

A identidade visual é a principal fonte de reconhecimento e comunicação da sua marca com os clientes e usuários, ou seja, é o seu canal direto de contato.

Além disso ela representa os valores e princípios que a sua marca acredita, através do estudo de branding e aplicação dos conceitos.

Dessa forma conseguimos entender a importância da criação de uma identidade visual para a sua marca.

Separamos alguns dados importantes para você entender melhor sobre a importância da criação de uma identidade visual para a sua marca:

  • 42% dos consumidores online baseiam sua decisão de compra de acordo com o design e as cores de um site;
  • 80% das pessoas dizem que simpatizam com uma marca e lembram dela somente quando a mesma possui as cores de sua preferência;
  • 93% dos consumidores avaliam os aspectos visuais da marca, produto ou serviço.

Ou seja, através desses números conseguimos entender melhor como o público escolhe o produto e serviço ao ter acesso a diversas opções.

A identidade visual busca trazer um destaque e originalidade para a sua marca, de maneira que ela seja reconhecida e se torne a principal opção da sua persona.

A sua comunicação direta e indireta deve sempre transmitir os pontos adotados na criação da sua identidade visual, e isso pode ser aplicado de diversas formas.

A publicidade foi mudando ao longo do tempo e as aplicações da sua identidade visual devem acompanhar essas atualizações para continuar atingindo o seu público alvo.

Separamos algumas das principais aplicações da sua identidade visual:

Hoje em dia as mídias sociais estão em alta, ou seja, são geralmente a principal fonte de comunicação com o seu cliente ou usuário.

Isso porque essas redes tem a possibilidade de conexão e proximidade, fazendo o cliente criar um vínculo com a sua marca.

É fundamental que a sua identidade visual seja aplicada nas mídias sociais e que seja capaz de gerar engajamento com a sua persona.

A depender do tipo de serviço ou produto que a sua marca disponibiliza, você pode aplicar sua identidade visual nas apresentações da sua marca.

Por exemplo, para serviços de arquitetura, você pode colocar a sua identidade visual na apresentação dos seus projetos, assim seus clientes reconhecem a sua marca.

Já para produtos, você pode criar um catálogo com a vitrine dos seus produtos disponíveis dentro da identidade visual criada, utilizando fontes, ícones e cores.

Antes de criar um modelo de panfleto ou cartão de visita você deve analisar se esse tipo de estratégia funciona para você e alcança a sua audiência.

Uma vez que os canais de comunicação modernos estão ganhando cada vez mais espaço, dependendo da sua persona, pode ser que meios de comunicação impressos não façam sentido.

Se estiver de acordo com a sua estratégia, é importante padronizar de acordo com o restante da identidade visual da sua marca, como as mídias sociais e apresentações, por exemplo.

Para entender melhor na prática a aplicação da identidade visual e como ela pode causar um impacto positivo na sua marca, separamos dois exemplos.

Dessa forma você consegue entender melhor a importância e como funciona a aplicação desses conceitos sua marca.

Durante a leitura, tente fazer o exercício de identificação, ou seja, ao ler os principais pontos da identidade visual de cada um desses cases, tente entender como você identificava essas marcas e como isso faz parte da estratégia delas.

A empresa Google além de ser destaque entre seus concorrentes, possui uma fidelização dos usuários e uma identidade facilmente reconhecida em diversos formatos.

Essa empresa possui várias plataformas e aplicativos, onde nem sempre você vai encontrar a logomarca completa com o nome “Google” no formato mais conhecido.

Porém mesmo assim a identidade se sobressai, trazendo um reconhecimento de marca diversificado.

A tipografia e as cores são os dois principais pontos de reconhecimento dessa identidade visual, uma vez que são aplicados em todas as versões de plataformas e aplicativos dessa empresa, padronizando a linguagem.

A empresa também se consolidou por dinâmicas específicas voltadas para o público alvo, como os Doodles, desenvolvidos para datas comemorativas, contendo geralmente jogos ou vídeos interativos.

Isso gera conexão com o usuário, além de fortalecer ainda mais a fidelidade da sua persona.

A Coca-Cola é uma marca de refrigerantes muito consolidada no mercado há vários anos, saindo na frente de seus concorrentes e sendo referência tanto na sua área quanto em construção de estratégia.

A identidade da Coca-Cola é marcada principalmente pela cor vermelha e a fonte escolhida para o nome, que passa um pouco dos valores para chegar direto na persona.

Por exemplo, o estilo cursivo e itálico do nome da marca remete a algo pessoal e criativo, além de passar uma imagem de acolhimento.

Isso está diretamente ligado aos valores que a marca passa para o público, como o consumo do produto em família, por exemplo, trazendo a ideia de acolhimento, proximidade.

A cor, a tipografia e o formato das embalagens é tão marcante que é facilmente reconhecido, mesmo quando não está completo.

Antes de iniciar o processo de criação de uma identidade visual você deve saber que a estruturação é muito mais importante do que a criação propriamente dita.

Isso porque você deve fundamentar os significados e só então buscar uma maneira de colocar visivelmente na sua marca.

Preparamos alguns passos importantes a pensar antes de iniciar a produção da sua identidade visual:

  1. Briefing
  2. Persona
  3. Brainstorming

Briefing ao pé da letra significa “resumo”, e o seu objetivo é ser um guia ou planejamento de processos, reunindo as informações que fundamentam a base da sua empresa.

Essas informações estruturais podem ser:

  • Dados sobre a empresa;
  • O nicho do seu serviço ou produto;
  • Quais os principais valores;
  • Onde quer chegar, objetivos.

Além disso você também pode considerar dados do entorno, como qual o público que já consome a sua marca e quais os diferenciais em comparação com os concorrentes.

A persona representa o seu público desejado, ou seja, para quem você desenvolve seu produto ou serviço, qual é o consumidor final ideal para a sua marca.

Isso determina como a sua estratégia de marketing vai funcionar, além de também guiar todo o processo do seu negócio, uma vez que ele estará sendo direcionado para o público alvo escolhido.

Para definir a sua persona você pode criar um personagem fictício de cliente ideal, então reúna informações sobre esse personagem, como:

  • Qual o gênero?
  • Qual a idade?
  • Qual a ocupação?
  • Quanto ganha em média?
  • Quais são os hobbies e gostos pessoais?

Você pode ir tornando isso ainda mais específico, e assim consegue identificar qual seu cliente ideal, baseado ou não nos clientes atuais que a sua marca já possui.

Brainstorming pode significar “tempestade de ideias”, ou seja, é o agrupamento de ideias a respeito de um projeto, estratégia ou afins.

Você pode dedicar um espaço para o brainstorming sendo uma empreendedora individual ou em equipe, reunindo todos os integrantes para discutir e expor ideias.

O ideal nesse momento é não limitar seus pensamentos, toda ideia é válida mesmo que ela não seja executada da mesma forma.

Após a coleta de todas essas ideias você deve trabalhar em cima disso, juntando ideias, filtrando ou modificando, de modo a exercitar sua criatividade em busca da melhor solução.

A identidade visual engloba uma série de conceitos como: o conceito, o moodboard da marca, as cores, o logotipo, o ícone que seria impossível de trazermos aqui de forma completa para você.

Além disso, recomendamos que você procure um profissional para fazer isso para sua marca. Aqui na LaBrand School nós temos uma equipe completa para desenvolver um projeto de branding para sua marca!

Ao longo desse artigo foi possível entender melhor sobre a identidade visual, o que é e qual sua importância.

Após todos esses passos você pode criar a sua própria identidade visual ou optar por contratar uma empresa que vai lidar com todos esses processos pra você.

Lembre-se que a definição da identidade visual vai trazer mais profissionalismo para o seu negócio, tornando possível o reconhecimento de marca e assim aumentando as chances de você se destacar na sua área.

Se você precisa de ajuda para criar uma identidade visual e construir uma marca magnética, dando passos com intencionalidade e clareza no seu negócio, o nosso Branding Guide é para você!

Branding Guide é um guia prático para você aprender a criar um posicionamento irresistível que desperta desejo e te fará atrair vendas e clientes todos os dias.

Vem saber mais clicando abaixo e já aproveita para garantir o seu!

QUERO SABER MAIS!